Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo ingressado muito cedo no jornalismo escrito e radiofónico. Construiu uma forte e larga experiência profissional de direção na comunicação do Governo de Portugal e desenvolveu um percurso especializado na comunicação empresarial. Em 1998 fundou a JLM&A tendo estabelecido uma rede internacional de parcerias. Liderou a internacionalização da JLM&A com a abertura de escritórios em Angola e Moçambique.
Licenciado em Ciências da Comunicação, iniciou a sua trajetória profissional como jornalista, prática que desenvolveu por mais de 14 anos. Foi redator e editor nas secções de economia, sociedade e política. Mais tarde, foi diretor-adjunto dos semanários “O Independente” e “Euronoticias”. Colaborou também em várias publicações e blogs como a revista mensal de discussão “Atlântico” ou o diário “i”. Atualmente escreve uma coluna mensal na revista especializada “Meios e Publicidade”. Vítor Cunha tem uma longa experiência como consultor de relações públicas. Do setor financeiro à área da saúde, tecnologia ou indústria, tem trabalhado com multinacionais e instituições em ações em mercados como UK, Índia ou Brasil. Integrou a JLM&A em 2004 e é administrador e acionista da empresa. Pertence também ao conselho de administração da JLM&A – Moçambique e da JLM&A Angola.
Licenciada em economia pela Universidade Nova de Lisboa, com uma pós-graduação em jornalismo na London School of Journalism. Iniciou a carreira no Banco BPI, tendo posteriormente decidido dedicar-se ao jornalismo económico. Durante 10 anos foi jornalista no Canal de Negócios, na SIC Notícias, tendo participado no lançamento do canal, e no Jornal de Negócios onde exerceu funções de coordenação da edição online. Foi assessora de imprensa no gabinete do Ministro das Finanças em 2001/2002. Faz parte da equipa da JLM&Associados desde 2009 tendo acumulado experiência com clientes das mais diversas áreas: financeira, saúde, ciência, ambiente, infraestruturas e educação. Assumiu o cargo de Diretora Geral da empresa em janeiro de 2021.
Consultora de comunicação, licenciada em Direito, Claudia Vieira Borges foi fundadora, pivot e jornalista da SIC e SIC Notícias, sendo também autora de vários programas na SIC, SIC Notícias e RTP (Ficheiros Clínicos, Centro de Saúde), de publicações na área da saúde e ficção e colaboradora da revista Visão. Posteriormente, foi assessora da Ministra da Saúde, coordenando a comunicação do Ministério, Direções Gerais, Institutos e SNS. É consultora senior da JLMA e a Diretora de Public Affairs. Ao longo da sua carreira desenvolveu diversas competências técnicas de comunicação e formação específica para a realização de programas de media training.
É licenciado em gestão e mestre em finanças pela Católica Lisbon School of Business and Economics. Iniciou a sua carreira na Deloitte como auditor na divisão de Technology, Media & Telecommunications. Ingressou na JLM&A em 2013, tendo sido responsável pela expansão internacional da empresa com a abertura do escritório de Maputo que liderou até 2017. Conta com uma vasta experiência nas áreas de comunicação e public affairs, com particular enfoque nos sectores da energia, da finança, da indústria e diplomacia. Atualmente, é diretor da área internacional e parcerias da JLM&A.
Licenciada em Ciências Políticas e com um mestrado em International Public Management pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), frequentou também o departamento de estudos europeus do King’s College London. Iniciou a carreira profissional na OCDE, em Paris, onde integrou a equipa de investigação do African Economic Outlook. Passou também pela Boury Tallon & Associés, gabinete de lobbying e public affairs parisienses.
Ingressou na JLM&A em 2015 onde acumulou uma vasta experiência na área da educação, ambiente, ciência, energia e tecnologia, desempenhando funções na comunicação corporativa e na área de public affairs. Em 2023 assumiu a direção da área de public policy da Bolt em Portugal, tendo regressado à JLMA em 2024 para liderar a área de Public Affairs.
Formado em Ciência Política e mestre em Estudos Africanos. Trabalhou como jornalista no “Semanário” e no “Diário Económico”. Também trabalhou para a multinacional “Es-Ko International” onde, a partir do Uganda, trabalhou na operação de paz da ONU no Congo e no Sudão. Também em África, participou em Missões humanitárias e ação social em Moçambique. O Afonso ingressou na JLM&A em 2007, onde trabalhou em assessoria de imprensa, relações públicas, gestão de crise, imagem e estratégia. Foi country manager da JLM&A Moçambique desde 2017 e regressou ao escritório de Lisboa em 2020. Afonso trabalhou vários anos em gestão de crises desenvolvendo esta área na JLM&Associados onde criou protocolos e procedimentos de crise mediática e o Guia de Gestão de Crises nos Media e Redes Sociais tanto em Portugal como em Moçambique. Também liderou vários projetos de reestruturação em diferentes empresas e fez diversas sessões de treino em Gestão de Crises nos Media.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Lisboa e titular de um MBA pela Australian Catholic University, ingressou no Jornal Económico em 2018, cobrindo as áreas de banca, empresas, mercados financeiros e imobiliário. Ingressou na JLM&A em 2021 e desde então acumulou experiência nos setores das concessões de infraestruturas e da mobilidade, desempenhando funções na comunicação corporativa externa, interna e digital.
Licenciada em Línguas Estrangeiras Aplicadas pela Sorbonne Nouvelle Paris 3, estudou também no Instituto Marangoni onde se especializou em Marketing Digital e Comunicação de Luxo e mais recentemente no IADE, onde integrou uma pós-graduação em branding. Iniciou a carreira profissional junto de edições tais como a Vogue Portugal e a Telva, onde integrou as redações e equipas de produção. Passou também pela MPS, uma startup de vendas online, onde liderou a equipa de marketing digital e produção de conteúdo comercial. Ingressou na JLM&A em 2019, onde acumulou experiência na área de posicionamento digital para instituições e executivos, comunicação corporativa e estratégias cross media a nível corporativo.
Licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa, concluiu durante esta formação um estágio curricular no jornal Observador.
Em 2015 iniciou funções nas áreas de consultoria de comunicação e gestão de redes sociais na LPM Comunicação. No mesmo ano e no referido grupo empresarial ingressou na equipa fundadora do NewsMuseum, mantendo-se até fevereiro de 2018 associada a este projeto como coordenadora executiva.
Entre 2018 e 2023 exerceu funções como assessora de comunicação nos Gabinetes da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade dos XXI e XXII Governos Constitucionais e do Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa do XXIII Governo Constitucional.
Frequentou o curso de Direito da Universidade Livre, tendo posteriormente entrado na carreira de jornalista, passando pelo O Dia, Século e Diário de Notícias, neste último como editor de Economia. Em 1991 foi admitido na Reuters para desempenhar funções de editor-chefe no escritório da agência noticiosa em Lisboa onde lançou o Serviço Doméstico em português. Desenvolveu um conjunto de parcerias com a rádio TSF e a SIC Notícias cabendo-lhe a realização de comentários diários sobre a evolução dos mercados financeiros. Em 2006 foi distinguido como ‘Melhor jornalista em Investor Relation’s pela Deloitte, Diário Económico e Semanário Económico tendo ingressado na JLMA em 2007.
Licenciado em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica de Lisboa, e pós-graduado em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Nova de Lisboa. Chegou à JLM&A em 2019. Antes, foi jornalista do Observador, na informação geral; na secção de economia do Jornal i e semanário Sol; e na secção Mundo do jornal Público onde trabalhou, principalmente, política brasileira, espanhola, norte-americana e dos PALO
Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), tem um mestrado em Economia Portuguesa e Integração Internacional no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e uma pós-graduação em Direito Fiscal na Faculdade de Direito de Lisboa (FDL).
Foi jornalista na Lusa durante quase uma década, tendo trabalhado na área de economia, com enfoque em macroeconomia e fiscalidade. Em 2018 integrou a equipa do Conselho das Finanças Públicas (CFP) onde desempenhou funções de assessoria de imprensa e de comunicação. Tem experiência em comunicação política, tendo sido assessora no Ministério da Modernização do Estado e Administração Pública (2019 a 2022) e no Ministério das Finanças (2022 a 2024). É atualmente consultora de comunicação na JLM&A, trabalhando sobretudo na área de mercados financeiros.
Pós-Graduado em Ciência Política pela Universidade Católica, licenciou-se em Relações Internacionais na Lusíada. Jornalista desde 1991, começou no semanário O Independente, onde foi redator e editor de Sociedade e Internacional – e depois editor-geral. Adjunto na Presidência de Conselho de Ministros e assessor parlamentar entre 2003 e 2005, foi diretor da revista “Atlântico”, colaborador da TVI e colunista do Jornal de Negócios, Grande Repórter e colunista no diário i e no Correio da Manhã, onde participou na fundação da CMTV. Integra a JLM&A desde 2014, com clientes de diversas áreas, da saúde ao setor financeiro, internacional, cultura e educação.
Frequentou a Escola Superior de Jornalismo do Porto, a pós-graduação em Jornalismo da Universidade Moderna e a pós-graduação em Jornalismo Médico e de Saúde da Universidade Lusófona. Foi jornalista nos jornais nacionais A Capital, entre 1992 e 94 e em 1997, e 24horas, e nos jornais especializados Notícias Médicas, Anamnesise Tempo Medicina. Foi também colaborador das publicações Cinemania, Viver com Saúde, Lisboa em e Vida Mundial.Desde 2010 é consultor de comunicação na JLM&A, onde acompanhou projectos nas áreas da Saúde – em particular nas áreas da Saúde Visual e da Indústria Farmacêutica, Logística, Tecnologia e Electrónica de Consumo, Educação e Segurança Interna.
Licenciado em Ciências da Comunicação e a terminar o segundo ano de mestrado em Gestão Estratégica das Relações-Públicas, na ESCS. Realizou um estágio na ADBD Communciare, em 2020, tenho trabalhado em áreas como o marketing digital, media relations e clipping. Em agosto de 2022 entrou na JLM&A, onde desenvolve competências na área de gestão de crise, media relations e clipping.
Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, com uma pós-graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa. Iniciou a carreira profissional nas redações da revista Visão e do Global Media Group.
Ingressou na JLM&A em 2023
Licenciado em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Iniciou a sua carreira na TAYLOR, agência de comunicação do YoungNetwork Group, tendo posteriormente ingressado na JLM&A, onde se vem a ocupar sobretudo na área da investigação, pesquisa e recolha de dados, assim como de contatos de jornalistas.
Licenciada em Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial, iniciou a sua carreira no ICEP, na área de Comunicação Interna e Relações Públicas e posteriormente como técnica de Marketing, com uma breve passagem pela redacção do «Diário Digital». Está desde 2001 na JLM & Associados.
Licenciado em Eng. Mecânica e Mestrado em Gestão de Empresas pelo ISCTE. Iniciou a carreira na equipa de Trademarketing and New Products da Teixeira Duarte. Durante 5 anos foi Head of Innovation & Marketing na Multilem, tendo passado para o lado das agências no ano de 2020, como Digital Marketing Strategy Consultant na Convert, cargo acumulado com o de Head of Marketing do Grupo Republica 45.
Durante este período fez várias formações na área de IT sendo de relevar a formação da Codecademy em Data Science, e CodeWithMosh em SQL. Em 2022, ingressa na JLM&A para Head of Digital Transformation, ajudando a lançar o departamento de Business Intelligence.
®2024 JLM&A Consultores, SA