Portugal



João Líbano Monteiro
Fundador & Chairman
João Líbano Monteiro
Fundador & ChairmanFrequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo ingressado muito cedo no jornalismo escrito e radiofónico. Construiu uma forte e larga experiência profissional de direção na comunicação do Governo de Portugal e desenvolveu um percurso especializado na comunicação empresarial. Em 1998 fundou a JLM&A tendo estabelecido uma rede internacional de parcerias. Liderou a internacionalização da JLM&A com a abertura de escritórios em Angola e Moçambique.


Vítor Cunha
Partner & CEO
Vítor Cunha
Partner & CEOLicenciado em Ciências da Comunicação, iniciou a sua trajetória profissional como jornalista, prática que desenvolveu por mais de 14 anos. Foi redator e editor nas secções de economia, sociedade e política. Mais tarde, foi diretor-adjunto dos semanários “O Independente” e “Euronoticias”. Colaborou também em várias publicações e blogs como a revista mensal de discussão “Atlântico” ou o diário “i”. Atualmente escreve uma coluna mensal na revista especializada “Meios e Publicidade”. Vítor Cunha tem uma longa experiência como consultor de relações públicas. Do setor financeiro à área da saúde, tecnologia ou indústria, tem trabalhado com multinacionais e instituições em ações em mercados como UK, Índia ou Brasil. Integrou a JLM&A em 2004 e é administrador e acionista da empresa. Pertence também ao conselho de administração da JLM&A – Moçambique e da JLM&A Angola.


Maria João Soares
Diretora Geral
Maria João Soares
Diretora GeralLicenciada em economia pela Universidade Nova de Lisboa, com uma pós-graduação em jornalismo na London School of Journalism. Iniciou a carreira no Banco BPI, tendo posteriormente decidido dedicar-se ao jornalismo económico. Durante 10 anos foi jornalista no Canal de Negócios, na SIC Notícias, tendo participado no lançamento do canal, e no Jornal de Negócios onde exerceu funções de coordenação da edição online. Foi assessora de imprensa no gabinete do Ministro das Finanças em 2001/2002. Faz parte da equipa da JLM&Associados desde 2009 tendo acumulado experiência com clientes das mais diversas áreas: financeira, saúde, ciência, ambiente, infraestruturas e educação. Assumiu o cargo de Diretora Geral da empresa em janeiro de 2021.


José Manuel Pessanha
Diretor de Mercados Internacionais
José Manuel Pessanha
Diretor de Mercados InternacionaisÉ licenciado em gestão e mestre em finanças pela Católica Lisbon School of Business and Economics. Iniciou a sua carreira na Deloitte como auditor na divisão de Technology, Media & Telecommunications. Ingressou na JLM&A em 2013, tendo sido responsável pela expansão internacional da empresa com a abertura do escritório de Maputo que liderou até 2017. Conta com uma vasta experiência nas áreas de comunicação e public affairs, com particular enfoque nos sectores da energia, da finança, da indústria e diplomacia. Atualmente, é diretor da área internacional e parcerias da JLM&A.


Claudia Vieira Borges
Diretora de Public Affairs
Claudia Vieira Borges
Diretora de Public AffairsConsultora de comunicação, licenciada em Direito, Claudia Vieira Borges foi fundadora, pivot e jornalista da SIC e SIC Notícias, sendo também autora de vários programas na SIC, SIC Notícias e RTP (Ficheiros Clínicos, Centro de Saúde), de publicações na área da saúde e ficção e colaboradora da revista Visão. Posteriormente, foi assessora da Ministra da Saúde, coordenando a comunicação do Ministério, Direções Gerais, Institutos e SNS. É consultora senior da JLMA e a Diretora de Public Affairs. Ao longo da sua carreira desenvolveu diversas competências técnicas de comunicação e formação específica para a realização de programas de media training.


José Barata
Diretor de Comunicação Financeira
José Barata
Diretor de Comunicação FinanceiraFrequentou o curso de Direito da Universidade Livre, tendo posteriormente entrado na carreira de jornalista, passando pelo O Dia, Século e Diário de Notícias, neste último como editor de Economia. Em 1991 foi admitido na Reuters para desempenhar funções de editor-chefe no escritório da agência noticiosa em Lisboa onde lançou o Serviço Doméstico em português. Desenvolveu um conjunto de parcerias com a rádio TSF e a SIC Notícias cabendo-lhe a realização de comentários diários sobre a evolução dos mercados financeiros. Em 2006 foi distinguido como ‘Melhor jornalista em Investor Relation’s pela Deloitte, Diário Económico e Semanário Económico tendo ingressado na JLMA em 2007.


Bruno Proença
Diretor de Sustentabilidade
Bruno Proença
Diretor de SustentabilidadeLicenciado em Economia pelo ISEG, tem um MBA do IESE/AESE e é aluno de doutoramento no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Foi jornalista da área económica e financeira durante 15 anos, tendo passado por “O Independente”, Agência LUSA, EXAME e Diário Económico, onde foi Diretor-Executivo. Durante oito anos foi o responsável pela comunicação do Banco de Portugal enquanto Diretor do Departamento de Comunicação e Museu. A nível internacional, pertenceu ao comité do Banco Central Europeu que reúne os representantes da comunicação dos vários bancos centrais nacionais, onde coordenou dois grupos de trabalho. Foi ainda Chair do SSM Communications User Group, estrutura responsável pela comunicação interna do SSM. Em termos académicos, é docente na AESE Business School, onde é Professor da Área de Estratégia, Sustentabilidade e Política de Empresa, lecionando os temas da sustentabilidade ESG no MBA. É ainda docente universitário convidado na Escola Superior de Comunicação Social e na Universidade Europeia. Na JLM&A, será o diretor responsável pela área de Sustentabilidade.


Afonso Vaz Pinto
Consultor de Comunicação
Afonso Vaz Pinto
Consultor de ComunicaçãoFormado em Ciência Política e mestre em Estudos Africanos. Trabalhou como jornalista no “Semanário” e no “Diário Económico”. Também trabalhou para a multinacional “Es-Ko International” onde, a partir do Uganda, trabalhou na operação de paz da ONU no Congo e no Sudão. Também em África, participou em Missões humanitárias e ação social em Moçambique. O Afonso ingressou na JLM&A em 2007, onde trabalhou em assessoria de imprensa, relações públicas, gestão de crise, imagem e estratégia. Foi country manager da JLM&A Moçambique desde 2017 e regressou ao escritório de Lisboa em 2020. Afonso trabalhou vários anos em gestão de crises desenvolvendo esta área na JLM&Associados onde criou protocolos e procedimentos de crise mediática e o Guia de Gestão de Crises nos Media e Redes Sociais tanto em Portugal como em Moçambique. Também liderou vários projetos de reestruturação em diferentes empresas e fez diversas sessões de treino em Gestão de Crises nos Media.


António Vasconcelos Moreira
Consultor de Comunicação
António Vasconcelos Moreira
Consultor de ComunicaçãoLicenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Lisboa e titular de um MBA pela Australian Catholic University, ingressou no Jornal Económico em 2018, cobrindo as áreas de banca, empresas, mercados financeiros e imobiliário. Ingressou na JLM&A em 2021 e desde então acumulou experiência nos setores das concessões de infraestruturas e da mobilidade, desempenhando funções na comunicação corporativa externa, interna e digital.


Carla Reis Costa
Consultora de Comunicação

Célia Silva
Responsável pela área administrativa e financeira
Célia Silva
Responsável pela área administrativa e financeiraFormada em Relações Públicas pela Escola Superior de Comunicação Social, iniciou a sua atividade profissional na EXPO’98 nas áreas de Operações, Turismo e Marketing. Em 2003 integrou a equipa da JLMA com funções de Assessora de Administração. Atualmente é responsável pela área Administrativa e Financeira.


Genira Lima
Consultora de Comunicação Digital
Genira Lima
Consultora de Comunicação DigitalLicenciada em Línguas Estrangeiras Aplicadas pela Sorbonne Nouvelle Paris 3, estudou também no Instituto Marangoni onde se especializou em Marketing Digital e Comunicação de Luxo e mais recentemente no IADE, onde integrou uma pós-graduação em branding. Iniciou a carreira profissional junto de edições tais como a Vogue Portugal e a Telva, onde integrou as redações e equipas de produção. Passou também pela MPS, uma startup de vendas online, onde liderou a equipa de marketing digital e produção de conteúdo comercial. Ingressou na JLM&A em 2019, onde acumulou experiência na área de posicionamento digital para instituições e executivos, comunicação corporativa e estratégias cross media a nível corporativo.


Manuel Louro
Consultor de Comunicação
Manuel Louro
Consultor de ComunicaçãoLicenciado em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica de Lisboa, e pós-graduado em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Nova de Lisboa. Chegou à JLM&A em 2019. Antes, foi jornalista do Observador, na informação geral; na secção de economia do Jornal i e semanário Sol; e na secção Mundo do jornal Público onde trabalhou, principalmente, política brasileira, espanhola, norte-americana e dos PALOP.


Maria Roquete
Consultora de Comunicação & Public Affairs
Maria Roquete
Consultora de Comunicação & Public AffairsLicenciada em Ciências Políticas por Sciences Po Paris, com um mestrado em “International Public Management” pela Paris School of International Affairs de Sciences Po Paris, estudou também no King’s College London. Iniciou a carreira profissional na OCDE, em Paris, onde integrou a equipa de investigação do African Economic Outlook. Passou também pela Boury Tallon & Associés, gabinete de lobbying e public affairs parisiense. Ingressou na JLM&A em 2015 e desde então acumulou experiência na área da educação, ambiente, ciência, energia e tecnologia, desempenhando funções na comunicação corporativa e na área de public affairs.


Paulo Pinto Mascarenhas
Consultor de Comunicação
Paulo Pinto Mascarenhas
Consultor de ComunicaçãoPós-Graduado em Ciência Política pela Universidade Católica, licenciou-se em Relações Internacionais na Lusíada. Jornalista desde 1991, começou no semanário O Independente, onde foi redator e editor de Sociedade e Internacional – e depois editor-geral. Adjunto na Presidência de Conselho de Ministros e assessor parlamentar entre 2003 e 2005, foi diretor da revista “Atlântico”, colaborador da TVI e colunista do Jornal de Negócios, Grande Repórter e colunista no diário i e no Correio da Manhã, onde participou na fundação da CMTV. Integra a JLM&A desde 2014, com clientes de diversas áreas, da saúde ao setor financeiro, internacional, cultura e educação.


Pedro Rodrigues
Consultor de Comunicação & Public Affairs
Pedro Rodrigues
Consultor de Comunicação & Public AffairsFrequentou a Escola Superior de Jornalismo do Porto, a pós-graduação em Jornalismo da Universidade Moderna e a pós-graduação em Jornalismo Médico e de Saúde da Universidade Lusófona. Foi jornalista nos jornais nacionais A Capital, entre 1992 e 94 e em 1997, e 24horas, e nos jornais especializados Notícias Médicas, Anamnesise Tempo Medicina. Foi também colaborador das publicações Cinemania, Viver com Saúde, Lisboa em e Vida Mundial.Desde 2010 é consultor de comunicação na JLM&A, onde acompanhou projectos nas áreas da Saúde – em particular nas áreas da Saúde Visual e da Indústria Farmacêutica, Logística, Tecnologia e Electrónica de Consumo, Educação e Segurança Interna.


Salvador Silveira
Consultor de Comunicação Júnior
Salvador Silveira
Consultor de Comunicação JúniorLicenciado em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Iniciou a sua carreira na TAYLOR, agência de comunicação do YoungNetwork Group, tendo posteriormente ingressado na JLM&A, onde se vem a ocupar sobretudo na área da investigação, pesquisa e recolha de dados, assim como de contatos de jornalistas.


Susana Marques
Apoio administrativo
Susana Marques
Apoio administrativoLicenciada em Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial, iniciou a sua carreira no ICEP, na área de Comunicação Interna e Relações Públicas e posteriormente como técnica de Marketing, com uma breve passagem pela redacção do «Diário Digital». Está desde 2001 na JLM & Associados.


Vasco Bettencourt
Consultor de Comunicação Digital
Vasco Bettencourt
Consultor de Comunicação DigitalLicenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial, tendo passado pelo Departamento de Comunicação Interna do mesmo. Integrou a equipa de estratégia omnicanal da uppOut, uma agência de Marketing especializada em criação de conceitos on-line e off-line.Ingressou na JLM&A em 2017 e desde então lidera a área de plataformas digitais, trabalhando a presença, estratégia e produção de conteúdos para os clientes nesta área.
Privacy Overview
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |